Processo Seletivo
2019/1

Tecnólogo em Gestão Hospitalar

  • Sobre o

    Processo Seletivo

  • Sobre o

    Curso

  • Sobre o

    Vestibular

  • Outras

    Formas de ingresso

Inscrições abertas para novas turmas

Início das aulas em março de 2019.

Formas de ingresso

O Processo Seletivo

Vestibular

Prova de redação

O Vestibular Fasaúde 2019/1 será aplicado através de uma Prova de Redação entre 22/10/2018 e 28/02/2019. O objetivo primordial da prova de redação é averiguar a compreensão e expressão articulada das ideias que o candidato formula acerca do tema proposto.

 

A prova é agendada e tem duração de 2 (duas) horas. A redação compreende a produção de um texto de caráter argumentativo com extensão entre 20 e 35 linhas, com tema único.

Critérios para Classificação

O preenchimento das vagas oferecidas é realizado de acordo com a ordem de classificação dos candidatos no Processo Seletivo da Faculdade 2019/1, ora normatizado e descrito no Edital para o Processo Seletivo ao Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar 2019/1.

 

A classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente da nota da Redação. Será eliminado, em qualquer caso o candidato que obtiver nota inferior a 3,0 (três) na prova de Redação. Ocorrendo empate, é selecionado o candidato que obtiver, pela ordem, a data mais antiga de pagamento de inscrição e formalização da intenção de prova e, se o empate persistir, o candidato que tiver mais idade.

O Curso

Graduação em Gestão Hospitalar em apenas 3 anos

Breve histórico da mantenedora da Faculdade

 

Desde 1975 o IAHCS é referência em educação e gestão em saúde no Brasil. Atuamos a nível nacional na formação de especialistas através de nossas instituições de ensino, bem como gerenciamos instituições de saúde, tais como hospitais, sempre como o foco na melhoria da qualidade do atendimento da população assistida. Somos especialistas em saúde apaixonados em formar gestores para o Setor Saúde.

 

Para maiores informações sobre o IAHCS, acesse o Histórico

 

Porque criamos o curso de Graduação em Gestão Hospitalar?

 

O curso nasceu em razão de uma demanda setorial da Federação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul por profissionais especialistas em saúde, com grande capacidade de resolutividade no momento em que ingressam no mercado de trabalho.

 

Conhecendo o histórico do IAHCS, a entidade que representa os hospitais, clínicas e laboratórios solicitou que fosse desenvolvido um programa de capacitação a nível de graduação que habilitasse seus alunos para os novos desafios da saúde, caracterizados por constantes inovações tecnológicas cada vez mais prementes. A solução tinha que ser imediata e que acumulasse alto valor com a formação mais rápida disponível no mercado.

 

Seguindo essas diretrizes, criamos o curso de Graduação em Gestão Hospitalar, compreeendendo as seguintes vantagens:

 

a) Alto valor do conteúdo do curso: os professores são profissionais que atuam efetivamente no segmento da saúde, comprovado por seus currículos, fazendo com que as disciplinas tenham um foco especializado no Setor Saúde com conteúdos contemporâneos, que estão sendo demandados agora. Além disso, vários professores da pós-graduação do IAHCS também ministram aulas na graduação; e

 

b) Rápida formação: Finalizar a graduação em 3 anos, em detrimento de outras graduações que duram de 4 a 6 anos. Optou-se pela graduação modalidade tecnólogo, cuja duração é de três anos. Como a carteira profissional é emitida pelo Conselho Regional de Administração, a mesma habilita o profissional a atuar na área de administração de quaisquer organizações, com ênfase nas que atuam na área da saúde. A área de Gestão Hospitalar é uma graduação da área de Administração de Empresas voltada para as organizações de saúde, tais como hospitais, clínicas e laboratórios. 

 

 

 

O Tecnólogo em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde) - mantida pelo IAHCS - estará apto a planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes ao seu escopo de atuação, nas diversas áreas de gestão da Saúde, tanto públicas quanto privadas.

 

 

Habilitação

Ao final do curso, os graduados em Gestão Hospitalar estarão habilitados a:

 

  • Gerenciar serviços de saúde com competências fundamentadas em sólidos conceitos, diversidades de técnicas e correspondente instrumental para a gestão;
  • Identificar e analisar o desempenho dos serviços de saúde fundamentando cada processo de tomada de decisão em alternativas para a inovação e a melhoria dos resultados desejados no âmbito interno à organização, com impactos positivos nos cenários externos;
  • Analisar de forma crítica o desenvolvimento e as formas de expressão dos conhecimentos e saberes na sociedade globalizada, o papel do homem nas organizações, na estrutura social atual, e propor e desenvolver ações voltadas à redução das vulnerabilidades administrativas, sociais e éticas, visando o atingimento de resultados eficazes na gestão da saúde

Áreas de atuação

Sumariamente, os acadêmicos certificados em Gestão Hospitalar poderão atuar em variadas áreas do mercado de trabalho junto a:

 

  • Estruturas administrativas de organizações privadas;
  • Estruturas administrativas de organizações públicas;
  • Repartições Públicas;
  • Empresas Privadas;
  • Instituições do Terceiro Setor;
  • Consultorias e assessorias;
  • Outras áreas no campo da saúde.

Certificações antecipadas

A Estrutura Curricular e a seleção de componentes curriculares são desenvolvidas e avaliadas de tal forma que, a partir do segundo semestre, são concedidas certificações parciais em:

 

  • Assistente Administrativo de Serviços Hospitalares (2º semestre);
  • Supervisor de Controladoria Hospitalar (3º semestre);
  • Supervisor de Hospedagem e Orientação Hospitalar (4º semestre);
  • Assessor em Marketing e Estratégia Hospitalar (5º semestre).

O Processo Seletivo

Outras formas de ingresso

Nota do Enem

O candidato pode optar pela utilização do resultado do último Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), desde que apresente a declaração de desempenho acima de 300 pontos ou documento idôneo similar, em substituição ao grau da Redação.

Diplomados

Aluno já graduado em algum curso superior regular em outra instituição de Ensino Superior credenciada.

Transferências

Para o candidato que iniciou sua graduação em outra instituição de ensino superior e deseja dar continuidade a sua educação na Fasaúde.

FASAÚDE - FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE © 2019 - Todos os direitos reservados.

IAHCS - INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E CIÊNCIAS DA SAÚDE © 2019 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido remotamente por Oficial.